17 de maio de 2017

Gestão Estratégica

A Gestão Estratégica é entendida como um processo integrado e contínuo de quatro etapas, que coexistem ao longo do tempo, onde cada uma realimenta as demais. Essas etapas são: formulação (ou planejamento); implantação (ou execução); operação (ou gerenciamento) e controle das estratégias.

Na etapa da formulação é realizado o Planejamento Estratégico, que visa responder a três questões básicas: “Onde estamos?”, “Para onde vamos?” e “Como chegaremos lá?”.

Em empresas que ainda não foram constituídas, o Planejamento Estratégico é realizado no Plano de Negócios, que irá incluir, também, a análise da empresa, o plano operacional, a análise de mercado, o plano de marketing, e o plano financeiro.

Na etapa de implantação é realizado o Desdobramento da Estratégia, no qual é construído o mapa estratégico da organização, e desenvolvidos os objetivos estratégicos e operacionais, os indicadores de desempenho e as métricas de acompanhamento que irão viabilizar as estratégias, proporcionando os recursos e condições para o gerenciamento das decisões estabelecidas.

Na etapa de gerenciamento da estratégia, é preciso garantir a execução das ações definidas na etapa de implantação, alinhando as estratégias de médio e longo prazo às atividades do dia-a-dia. Este Alinhamento Estratégico envolve o monitoramento da empresa, do mercado, dos clientes e fornecedores e da Cadeia de Valor, e demanda reações e respostas rápidas, frente às mudanças potenciais e reais.

E por fim, na etapa de controle é realizado o acompanhamento e a avaliação das estratégias, através dos indicadores de desempenho – também conhecidos como KPI (Key Performance Indicators), sintetizados em “painéis de controle“.

Veja também:

Scroll Up