Termos de Fundamento da Inteligência Competitiva

“Data don’t generate theory – only researchers do that”.

(MINTZBERG, 1979 – p. 584)

 

Para compreender a definição de Inteligência Competitiva, é importante conhecer seus termos de fundamento, que podem ser analisados na chamada “Pirâmide de inteligência”.

Na base da Pirâmide de Inteligência, encontram-se os “dados”, que podem ser compreendidos como registros singulares que, se não forem considerados em conjunto com outros dados ou informações, não são úteis para a tomada de decisão.

Acima dos dados, está a “informação”, que são dados processados e organizados. A informação apresenta significado, muda o ponto de vista de quem a recebe, e representa o ponto de partida de um processo de tomada de decisão.

Em seguida, vem o “conhecimento”, que é a avaliação das informações, realizada a partir de integrações embasadas por experiências, valores, ou compreensões anteriores, assimilada pelos indivíduos.

E, finalmente, no topo da pirâmide, está a “inteligência”, que é a utilização da informação com o valor agregado do conhecimento, gerando oportunidades.

Pirâmide de Inteligência

Através da Pirâmide de Inteligência é possível concluir: (i) que é por tentar analisar dados – ao invés de informação –  que ouvimos as organizações declararem que é difícil tomar decisões com tantas massas de dados e textos a serem consideradas; e (ii) que a intuição, sozinha, não garante boas decisões, mas quando a intuição é parte de um conhecimento prévio, que é aliado à informação, transforma-se em inteligência, que pode –  e deve – ser utilizada como base para a tomada de decisões das organizações.

 

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